terça-feira, 6 de maio de 2008

Poesia de Ruy Belo evocada no Clube Literário do Porto

Arnaldo Saraiva abordará os primeiros poemas de Ruy Belo.

A poesia de Ruy Belo vai estar hoje em destaque no Clube Literário do Porto, inserida na programação da cátedra "Poesia e transcendência", de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Duas conferências, uma exposição e dois debates vão reunir, durante todo o dia, personalidades como o professor Arnaldo Saraiva, o poeta e crítico literário Fernando Guimarães e o poeta Diogo Alcoforado, entre outros.

Cabe ao professor Manuel Sumares a primeira intervenção, às nove horas, com a conferência "Intuição em poesia e a metafísica". Duas horas depois, segue-se uma mesa redonda,onde Arnaldo Saraiva abordará os primeiros poemas de Ruy Belo. Prossegue, Fernando Guimarães, com "Possibilidades de leitura", e Diogo Alcoforado, em "Circunstancialidade e transcendência a propósito de Ruy Belo".

Já da parte da tarde, a partir das 14.30 horas, está agendada a conferência "O nocturno problema de Deus na poesia de Ruy Belo", a cargo de Manuel António Ribeiro.

Os professores Seabra Pereira, João Amadeu e José Cândido O. Martins são os oradores da mesa redonda que começa às 16.30 horas.

O Clube Literário do Porto recebe ainda a exposição "Coisas do silêncio", evocativa de Ruy Belo, da autoria de Duarte Belo.

Fernando Timóteo
Jornal de Notícias

Sem comentários: