quinta-feira, 27 de março de 2008

Catedral de Sons

Acontece já esta Quinta-feira 27 de Março, pelas 21h00, na Catedral de Leiria, mais uma sessão da Catedral de Sons, um espectáculo único de luz, poesia e cor, aliadas à envolvência da música imponente do Grande Órgão num dos mais bonitos espaços da cidade.

Serão interpretes Paulo Lameiro, Inesa Markava, João dos Santos e Nuno Gonçalves, num evento mágico que promete não deixar ninguém indiferente. Uma homenagem a Olivier Messiaen e a Ruy Belo.

O Abismo dos Pássaros.

Quando Olivier Messiaen escreveu esta obra para Clarinete solo não a imaginou para a Catedral de Leiria. Estamos em ano do seu aniversário. Também do poeta Ruy Belo. De que pássaros escreveu Ruy Belo? Inesa Markava só lhes conhece as sombras. São essas que dançam. Mas a noite teima em chamar outras aves, que improvisam novos movimentos e palavras envoltas pelos 32 pés de George Heintz. Desfia-os João Santos com Paulo Lameiro. A visita é de um clarinete baixo, ou melhor, do Nuno Gonçalves. Às 21:00 no transepto do órgão. Quem chegar às 21:01 só ouvirá os próprios passos ecoar no templo da baixa leiriense. O tempo foge à velocidade da Luz. Aqui pertinho de nós.

Agência Ecclesia - 27/03/2008 - 10:12

Sem comentários: